Notícias

SOLICITANDO VISTO CHINÊS - CANTON FAIR

E lá vem a parte mais burocrática dessa viagem! Mas não há motivos para pânico, pois também não se trata de um bicho de sete cabeças.

 

Dentre os vários tipos de vistos para a China, os comumente utilizados são os de turismo e negócio. O primeiro exigindo menos documentos em relação ao segundo. Muitas pessoas solicitam o de turismo justamente por essa vantagem. Porém também já vi pedidos serem negados pelo excesso no histórico de requerimentos nessa modalidade ou por perfis descaracterizados como turista.

 

Você verá que as documentações necessárias são bem simples. Os relacionados a negócios também não são coisa de outro mundo. Nossa sugestão é ser honesto na hora do pedido, de acordo com a finalidade pretendida, evitando assim transtornos e estresses em próximos embarques.

No Brasil, temos três consulados e a embaixada da China em quatro cidades com as respectivas jurisdições. Com base no local de sua residência, dirija-se até a unidade responsável pela sua região para solicitação do visto.

LOCAIS PARA REQUERIMENTO

Embaixada da China em Brasília: AC, AM, RO, RR, PA, MT, MS, GO, TO e AP.
Consulado da China em Rio de Janeiro: BA, MG, ES e RJ.
Consulado da China em São Paulo: SP, PR, SC e RS.
Consulado da China em Recife: MA, PI, CE, RN, PB, PE, AL e SE.

Se você reside próximo a uma unidade, poderá ir pessoalmente. Caso contrário, sugerimos que procure um despachante de vistos. São diversas empresas que trabalham exclusivamente na obtenção de visto para terceiros, sendo possível encontrá-las em sua cidade.

Essas empresas auxiliam com as documentações exigidas, levando-as ao consulado/embaixada e fazendo o pedido por você, a custo de uma taxa de serviço somada à consular, paga em qualquer que seja a situação.

Ir a um despachante é uma opção muito vantajosa para quem mora longe pois, no outro caso, o custo com passagem e hospedagem torna-se bem mais caro, além do tempo despendido. E mais um detalhe, geralmente essas empresas solicitam bem mais documentos do que o exigido pelo consulado, o que é compreensível, pois assim asseguram que não falte nada e, em caso de contestação de algum documento, é possível substituí-lo por outro.

Listo abaixo documentos exigidos por despachantes, por ser o mais praticado aqui na agência, fazendo observações sobre cada um:

Observações:
1- Esse é um dos documentos não exigidos pelo consulado, mas que podem ser solicitados no embarque, embora eu nunca tenha visto isso ocorrer. De qualquer forma, qual o motivo de não se prevenir? Essa vacina tem validade de 10 anos e pode ser encontrada em qualquer posto de saúde gratuitamente. Após a aplicação, lembre-se de colocar o comprovante na sua carteira de vacinação, se dirigir a qualquer posto da Anvisa e pedir pela emissão do certificado internacional dessa vacina. 
2- Para requerentes que serão custeados por terceiros: carta custeio com firma reconhecida + Imposto de renda completo com recibo de entrega + 3 últimos extratos bancários ou 3 últimos contracheques;
3- A carta convite da empresa na China deve conter obrigatoriamente: nome completo, número do passaporte, data de nascimento (do convidado), motivo do convite, período de permanência, quem custeará, carimbo e assinatura de quem o chamou à China. Em caso de participante da Canton Fair, pode ser solicitado uma carta convite à organização do evento. Ao fechar um pacote de viagem com agência especializada, diversos documentos são preparados por ela, inclusive a carta convite.

 

Fonte: Equipe TeamFly

Conheça os serviços prestados pela TeamFly

Saiba mais