Notícias

COMO CHEGAR AO PAVILHÃO – CANTON FAIR

Nosso assunto agora são os meios de transporte de Guangzhou na China. Se a sua maior preocupação é ir do hotel para a feira de Cantão, a melhor alternativa é verificar se no hotel é oferecido transporte. Relembre aqui nosso último post sobre hospedagens.

Em sua grande maioria, os meios de transporte na China são bem práticos. O país possui transporte público funcional, eficiente e barato. Além disso, o serviço de táxi tem custo bem baixo em relação ao Brasil. Mas não se engane ao pensar que o taxi é a melhor opção quando comparado a outros. Mostraremos os pontos negativos também.


SERVIÇO DE TÁXI E HORÁRIOS DE PICO

Para nós, táxi é o serviço mais prático, por levar até o local desejado, sem preocupações com a escolha da linha de metrô, horários de partida, melhores rotas, trocas de estações ou outros. Basta um endereço e chegamos onde queremos, certo?! Pois não é bem assim que funciona na China.

Lá existe uma grande demanda por táxis, justificada pelo custo acessível do serviço e pelo grande número populacional. Os carros, em sua maioria, pertencem a empresas onde os motoristas os alugam por turno, devolvendo-os depois de certo horário para que outros possam trabalhar. Isso acaba criando duas situações difíceis: encontrar táxi disponível em horários de pico (por volta das 17h) e taxistas que se negam ao transporte em locais fora da rota de devolução. A dica é fugir de horários de pico, antecipando a partida ou então considerar outros meios de transporte.


NO EVENTO

Dentro do complexo da feira há um ponto de táxi, situado no pavilhão B, descendo pelo portão 5. A partir das 16h, muitos participantes estão indo embora, ocasionando sobrecarga no serviço. Ainda assim, chegam muitos táxis que são organizados por guardas, evitando que usuários furem fila ou que cheguem veículos não legalizados.

Ao optar por táxi, lembre-se de levar o endereço do local em chinês. É difícil encontrar taxistas que saibam inglês. Muitos desistirão da viagem diante da dificuldade. Uma super dica é sempre levar consigo um cartão com endereço do hotel em que você está hospedado no caso de se perder.


METRÔ

Outra opção de acesso ao complexo da Cantão Fair é o metrô. As duas estações mais próximas são Pazhou Station, com acesso ao pavilhão B e C, e a Xingang Dong Station, com acesso ao pavilhão A, sendo ambas da linha 8.

O metrô de Guangzhou é o melhor meio de transporte para qualquer recém chegado à China. Isso porque todas as estações possuem nome em inglês, muito bem sinalizadas, desde o acesso ao metrô até a saída, facilitando reconhecimento e memorização.

A compra da passagem é feita no autoatendimento, onde escolhe-se o local de desembarque. A tarifa é calculada de acordo com o percurso. Ao escolher e pagar, você receberá um passe para passar pela catraca, entrar no trem e sair exatamente na estação que escolheu. Caso queira sair em uma estação posterior à pretendida, terá que pagar a diferença de tarifa.

Todos os vagões possuem ar-condicionado e os nomes das próximas estações são anunciados em chinês, cantonês e inglês. Ainda que Guangzhou ofereça outros meios de transporte nenhum deles se mostra mais prático que as três opções apresentadas acima.


Fonte: Equipe TeamFly

Conheça os serviços prestados pela TeamFly

Saiba mais