Notícias

MERCADO DE PRODUTOS ESPECÍFICOS PERMANENTES - CHINA

Muitos dos empresários que almejam encontrar fornecedores e/ou produtos na China geralmente começam participando de feiras de exposição temporárias na China. Entre os diversos eventos de segmentos variados e datas específicas, podemos citar a Canton Fair como a maior e mais conhecida feira do mundo!

Sabemos que é uma feira que atrai grande público de estrangeiros e por isso está mais bem preparada para recepcionar e lidar com as barreiras culturais e linguísticas. O fato de o evento reunir indústrias de todas as regiões da China, também faz com que se torne oportunidade para os participantes de encontrar em um só local um grande leque de opções. Diante desses argumentos, não se pode negar que a Canton Fair de fato é uma grande porta de entrada para quem deseja iniciar negócios com a China. Nos artigos anteriores, reunimos várias informações e dicas sobre a Canton Fair. Caso ainda não tenha visto, dê uma passadinha.

OBTENDO MÁXIMO APROVEITAMENTO DA FEIRA - CANTON FAIR
SOLICITANDO VISTO CHINÊS - CANTON FAIR
COMO CHEGAR AO PAVILHÃO – CANTON FAIR
ONDE SE HOSPEDAR PARA A CANTON FAIR?
SE PREPARANDO PARA CANTON FAIR?

Para além da Canton Fair

O que muitos não sabem é que além das feiras de exposições temporárias, existem também mercados permanentes. Mercados com segmentos mais específicos, como os de artigos de beleza, cosméticos, calçados, bolsas, papelarias, brinquedos e produtos eletrônicos. Centros comerciais de segmentos específicos ficam abertos continuamente ao longo do ano e são voltados para o comerciante chinês, e não são muito explorados pelos estrangeiros. Justamente por isso, nem todos estão aptos a atender em língua estrangeira.

Caso tenha interesse em explorar esses mercados, a recomendação é que tenha um intérprete para facilitar a comunicação e te auxiliar no deslocamento até o local. Pois, diferentemente dos complexos, não haverá placas sinalizadoras em inglês ou indicadores nesses lugares. Em alguns casos, as empresas não estão familiarizadas com processos de exportação e alguns não credenciados, sendo necessário uso de tradings para intermediar a exportação.

Oportunidades de mercado devem ser aproveitadas

Vamos citar um grande exemplo que é o mercado de Yiwu. Um espaço também inicialmente projetado pelo governo chinês para o comércio nacional, mas que com o passar dos tempos foi recebendo cada vez mais públicos estrangeiros e amadurecendo para exportação. Trata-se de um grande complexo com mais de 70 mil expositores de pequenas commodities: artigos de papelaria, presentes, vestuários, brinquedos, entre outros. Tudo a pronta entrega, dando a possibilidade de realizar compras em quantidades menores do que o exigido nas fábricas, mas sem a vantagem de customizações ou ajustes geralmente possíveis em pedidos diretos às fábricas.

Apesar da grandiosidade desse último mercado, é comum encontrar também lojistas despreparados com o processo de exportação. Mas não se assuste com isso, pois, ao encontrar uma mina de ouro, é sempre necessário pensar em como carregá-la dali. E com a equipe certa, tudo se torna muito mais fácil!

Conheça os serviços prestados pela TeamFly

Saiba mais